Como o Sales Cloud ajuda na automação dos processos de vendas

Imagine armazenar e integrar informações valiosas de leads e clientes de uma forma totalmente estratégica, sendo possível atualizar as equipes de vendas e marketing de forma online e em tempo real, com dados pessoais, históricos e preferências de compras. Essas e outras funcionalidades são encontradas no Sales Cloud, CRM de vendas da Salesforce.

As soluções em CRM da Salesforce estão entre as mais conceituadas do mercado. Para você ter uma ideia, a organização está posicionada como líder no Quadrante Mágico do Gartner há 12 anos consecutivos.

Isso se deve, dentre outros fatores, à utilização dos dados para gerenciar contas e gerar insights para o sucesso dos processos de uma empresa, incluindo os de vendas.

O que é um CRM?

É possível que você tenha chegado até aqui porque ouviu falar sobre o CRM da Salesforce e seus benefícios. Porém, apesar de imaginar do que se trata o recurso, ainda tem dúvidas sobre o que ele realmente significa e o que pode fazer por sua empresa.

Pensando nisso, antes de falarmos sobre o Sales Cloud e como a plataforma pode auxiliar a área de vendas, vamos explicar brevemente o conceito.

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Apesar de alguns pensarem que se trata somente de um software, a solução é muito mais do que isso. Ela se refere a um conjunto de técnicas que unem tecnologia e estratégias de negócios focadas no cliente.

O CRM pode ser utilizado por empresas de todos os segmentos e portes, ou seja, desde startups até grandes corporações. A ferramenta auxilia na análise e gestão das interações com os potenciais e atuais clientes, além de antecipar necessidades e desejos, aumentar as vendas, conquistar e fidelizar novos consumidores.

Ou seja, é a solução ideal para organizações que buscam se destacar no mercado, aumentar o engajamento com o seu público e elevar a lucratividade por meio de soluções tecnológicas.

Quais os diferenciais do CRM da Salesforce?

Certamente não é à toa que o CRM da Salesforce é líder no segmento há tanto tempo. Mas, afinal, quais são os seus diferenciais? Para começar, a empresa é pioneira no lançamento de soluções baseadas em cloud computing, ou armazenamento na nuvem.

Isso significa que todos os dados são facilmente armazenados por meio da internet e acessíveis a partir de qualquer dispositivo com conexão à rede.

Esta ferramenta facilita o trabalho dos times de vendas, marketing e administração na realização de suas atividades de forma automatizada, ágil e baseada em dados concretos, o que acarreta maior produtividade.

Além disso, as plataformas de CRM da Salesforce oferecem uma grande variedade de funcionalidades e serviços, não apenas para o gerenciamento de relacionamentos, mas para o desenvolvimento de aplicativos personalizados e customizados de acordo com as necessidades de cada cliente.

O que é o Sales Cloud?

O Sales Cloud é o CRM de vendas da Salesforce. A plataforma tem como objetivos a automatização de processos, integração e apoio aos setores de atendimento ao cliente, marketing e vendas.

A partir de sua utilização, é possível que as áreas acompanhem informações, etapas das vendas e as interações dos clientes em um só lugar, de forma facilitada e por meio de relatórios customizados.

Isso contribui para organizar processos e fluxos de informação, integrar equipes de vendas e pós-vendas e otimizar a experiência do consumidor.

Quais as características e vantagens da plataforma?

Seus diferenciais são tantos que o Sales Cloud já foi reconhecido como o melhor CRM em cloud computing, segundo pesquisas de organizações como  Gartner, CRM Magazine e G2 Crow Grid.

Uma das suas grandes características é o acesso rápido e intuitivo a todos os dados de carteiras de clientes, por meio de uma visão 360 graus, de forma a otimizar a tomada de decisões.

Além disso, a automatização das tarefas e dos processos de negócios proporciona agilidade nas atividades e o aumento da produtividade dos setores.

Por meio do recurso, é possível extrair relatórios e dashboards que possibilitam a identificação de gargalos e a maximização da performance.

Vale ressaltar que o fato de o Sales Cloud estar armazenado em redes seguras na nuvem permite uma gestão mais econômica e elimina as preocupações com a compra, instalação e manutenção da infraestrutura do programa.

Por meio dos dados em nuvem, independentemente de lugar, distância e horário, é possível que todos os envolvidos tenham acesso à plataforma.

Outra vantagem importante é a possibilidade de integração dos aplicativos com inúmeros softwares de gestão e sistemas legados, como Microsoft e SAP.

Como as funcionalidades do Sales Cloud auxiliam no processo de vendas?

Pelo que mostramos até aqui, você pôde conhecer alguns diferencias do CRM da Salesforce e as suas vantagens.

Agora chegou a hora de entender como a solução pode auxiliar nos processos de vendas de sua empresa. Conheça a seguir alguns exemplos:

Gerenciamento de leads

Nada mais importante para o setor de vendas do que compreender as características dos clientes e acompanhar a sua jornada. Isso permite a otimização da experiência de compra do usuário. É justamente isso que o Sales Cloud proporciona.

Por meio dos recursos desse CRM, os colaboradores têm acesso, por exemplo, a dados pessoais atualizados, informações sobre os canais por onde chegaram novos leads e acompanhamento de métricas que apontam acertos e falhas.

Automação de marketing

Graças ã integraçào com Pardot Marketing Automation, uma outra ferramenta oferecida pela Salesforce, as equipes de marketing e vendas, as quais devem estar integradas em prol dos resultados da organização, podem trabalhar em conjunto para gerar e qualificar leads, acelerar o pipeline de vendas, acompanhar e monitorar as atividades dos clientes em potencial e calcular o ROI de Marketing.

Aumento da produtividade

As funcionalidades do Sales Cloud contribuem diretamente para a produtividade do setor de vendas. Confira algumas delas:

  • Lightning Voice, a qual permite ligar para clientes com um único clique e fazer anotações tem tempo real, além de receber chamadas diretas do Salesforce;
  • Salesforce1 Mobile App, que transforma dispositivos móveis em escritórios de vendas portáteis, por meio do registro de chamadas, respostas a leads importantes, verificação de painéis, entre outros;
  • sincronização com aplicativos de e-mail, como o Outlook, para gerenciar contatos, eventos e tarefas. Isso permite que todos os colaboradores sejam mais produtivos, agindo a partir de uma única caixa postal;
  • sincronização de arquivos para compartilhar com os times, discutir estratégias e acompanhar conteúdos em tempo real.

Em nosso artigo você pode comprovar como o Sales Cloud, CRM da Salesforce, pode auxiliar na expansão de contas, conquista e fidelização de clientes, além do fechamento de negócios com rapidez e total mobilidade.

Ficou interessado em implementar a solução em sua empresa? Então conheça agora mais funcionalidades das plataformas oferecidas pela Salesforce.

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