O melhor CRM para a sua empresa: conheça algumas opções do mercado

Investir em tecnologia é passo fundamental para a aquisição e fidelização de clientes. Por isso, softwares focados na melhoria do relacionamento de uma empresa com seus clientes – popularmente conhecidos como Customer Relationship Management (CRM) – se tornam importantes nos processos de coleta de informações, cruzando e produzindo dados valiosos sobre clientes e leads.

Através do CRM você poderá compreender melhor quem são seus clientes. Os softwares fornecem informações como e-mail, empresa e cargo, etapa do funil de vendas, quais páginas do seu site foram visitadas e quais materiais foram baixados do seu site por determinado lead. Esse processo de coleta de dados pode ser realizado através das landing pages.

Para além do relacionamento com clientes e leads, esses sistemas também auxiliam na organização da sua estratégia de vendas, sendo possível arquivar informações importantes, facilitar os follow-ups, organizar e otimizar o trabalho da equipe e mais!

Como escolher o CRM ideal para meu site?

A primeira coisa para ter em mente é que qualquer empresa pode se beneficiar do CRM, sejam as de pequeno ou as de grande porte. A sua escolha vai depender dos seus objetivos e as exigências do seu negócio.

O número de funcionários, volume de vendas e seu alcance são fatores que influenciam na hora de escolher o melhor CRM. Existem versões que possuem um grau de complexidade menor e que podem se adequar bem a modelos de negócios mais simples e/ou em fase de estruturação. Afinal, não vai adiantar de nada investir alto e não desfrutar de todos os recursos.

É importante também que o CRM permita personalização. Assim será possível adequar a plataforma às necessidades e estratégias do seu negócio. E em casos de dúvida, é bom ter uma equipe suporte do software accessível para te auxiliar a resolver quaisquer problemas e dúvidas.

Para facilitar ainda mais sua escolha, listamos as 5 melhores ferramentas de Customer Relationship Management e seus principais destaques:

5- Sugar CRM

Esse software é indicado para desenvolvedores. Além de muitos recursos para esse público, a Sugar oferece também guias de aprendizagem na área. E em caso de dúvidas, um fórum ativo com centenas de questões respondidas pode ser consultado. O atendimento ao cliente é outro destaque desse CRM.

Seu layout não é dos mais atraentes, mas o uso é intuitivo. Os e-mails, agendas e telefones são facilmente localizados na barra de tarefas superior. A instalação de extensões para complementar o trabalho é um processo dificultado pelo software, pois não são recursos facilmente encontrados.

4- HubSpot

Também é um software indicado para empresas pequenas ou startups. Apesar de existir desde 2006, somente em 2014 foi desenvolvido uma versão gratuita desse CRM. O acesso a ferramentas mais completas exige um preço, então é importante ter em mente quais você mais precisa. O layout limpo torna a navegação fácil.

A versão gratuita da HubSpot é focada em vendas e marketing, mas isso não quer dizer que não existam ferramentas para administração de organização de informações. O diferencial da Hub é a preocupação com os usuários, oferecendo geradores de modelos de faturas, de assinatura de e-mail marketing e guias de aprendizagem, a partir de sua biblioteca online.

3- RD Station

Segundo o próprio Resultados Digitais, mais de 12 mil empresas já se beneficiaram de seus serviços. Além da facilidade de organizar os processos do seu negócio e agilizar suas estratégias, os follow-ups são o foco. Lembra da jornada do cliente? Pois, bem. O RD possibilita saber o momento exato que seu lead abriu seu e-mail, te permitindo entrar em contato no momento certo.

Assim como a trajetória dos seus clientes, o CRM da RD também te permite acompanhar o desempenho da sua equipe. Assim torna mais fácil elaborar estratégias de equipe e elaborar metas mais eficientes. A versão gratuita é sem limite de usuários e contatos. Conta também com integração ao WhatsApp, funil de vendas, histórico de interações e outras funcionalidades.

2- Zoho CRM

Em atividade desde 2005, a Zoho CRM é focada em pequenos negócios, mas isso não significa que ele não sirva para empresas maiores e mais exigentes. O software tem reputação de ser fácil de implementar e de usar por ser intuitivo. Ele também permite a inserção de extensões (gratuitas ou pagas) para complementar seu trabalho.

A versão gratuita é interessante para equipes de poucos usuários e excelente para quem não está familiarizado com ferramentas de CRM. Os usuários dessa versão têm acesso a

10 templates para e-mails e a possibilidade de integrar calendário, bate-papo e pasta de arquivos entre os membros da equipe do trabalho.

A versão standard traz utilidades ainda mais interessantes, sendo possível acessar 100 relatórios personalizados, automatizar o disparo de e-mails, acesso a ferramenta de previsão de vendas, lembretes e painéis personalizáveis. O portal Business News Daily aponta que a reclamação dos usuários é a exigência de troca de API para utilizar sistemas de terceiros.

1- Salesforce

A empresa recebeu o título de Inovadora da Década pela Forbes em 2016. A Salesforce é um dos softwares mais completos do mercado e é considerado um dos melhores CRMs para utilizar em 2019 pela Business News Daily e a PC Mag.

A Salesforce possui diversos sistemas de CRM para atender diferentes demandas: Sales Cloud, Marketing Cloud, Service Cloud, Analytics Cloud, Data Cloud, Community Cloud, App Cloud e IoT. Segundo a própria empresa, ela auxilia mais de 150 mil clientes. A facilidade do uso também é um dos pontos de destaque do software, tornando a experiência simples e agradável.

Ainda que seja o melhor CRM do mercado, seu preço pode torná-lo inviável para empresas de baixo rendimento. É possível utilizar os sistemas de forma integrada ou não, ou seja, se o seu foco for apenas Marketing, o Marketing Cloud e Analytics já podem resultar em resultados bastante satisfatórios. É importante conhecer todos eles e verificar qual melhor se adequa ao seu negócio.

Salesforce vs. Zoho: qual o melhor CRM?

Ambos são softwares muito bons e que dão conta do recado. A implementação de qualquer um dos serviços pode ser realizada de forma fácil. Afinal, tratam-se de CRMs de usabilidade intuitiva.

A Zoho se destaca em dois recursos interessantes: suporte 24h e venda inteligente via e-mail. Além disso, a plataforma oferece recursos de gamification, ou seja, elementos de design de games e a lógica de jogos podem ser implementadas no uso do software. O Google G Suíte pode ser integrado às funções do programa.

Por outro lado, relatórios completos e detalhados compõe o time de recursos da Salesforce. O acesso a diversos dados pode significar grandes saltos no volume de vendas, desde que sejam usados de forma inteligente e eficaz. O Salesforce Analytics foi incrementado com inteligência artificial, automatizando tarefas demoradas, trazendo resultados mais rápidos.

Segundo a Gartner, 73% dos usuários recomendam o Sales Cloud; 60% recomendam o Zoho Desk.

Ainda está com dúvida? Conheça o Sales Cloud, o CRM de vendas da Salesforce.

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