CRM para pequenas empresas: um manual para a escolha e implementação

Você já passou por um time de vendas antes da era da internet, na década de 90, por exemplo? Se a resposta for não, então temos um segredo para te falar: hoje em dia, é muito mais fácil vender! E um dos principais motivos se refere à existência do CRM para pequenas empresas.

Naquela época, os vendedores precisavam lembrar de todas as informações faladas com um possível cliente ou anotar em algum lugar. Isso acontecia para conseguir ter o mínimo de embasamento no momento de retomar o contato.

Muitas informações se perdiam nesse processo, e muitos tinham que confiar no que os clientes falavam sobre a última conversa. Só que, hoje, em pleno século 21, essa dificuldade ficou no passado graças ao uso dos sistemas de CRM.

Neste conteúdo, vamos apresentar o conceito completo do que é de fato um CRM e responder todas as suas dúvidas sobre o assunto, desde como escolher a melhor opção até qual o melhor momento de implementá-lo na prática. Confira!

O que é um CRM?

Para começar, você precisa saber que CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

Assim fica mais fácil entender o conceito de uso dessa ferramenta: é uma solução de software que reúne uma gama de recursos relacionados à comunicação com leads e clientes em uma única plataforma.

Ele permite que as organizações façam ações em um painel principal, como:

  • salvar detalhes de clientes;
  • enviar e-mails;
  • gerar relatórios;
  • fazer ligações;
  • planejar e programar compromissos.

Como vimos no início, é um desafio para os vendedores coletar informações de clientes, que geralmente estão espalhadas pelos registros de chamadas e anotações com alguns dados importantes.

Nos casos em que a equipe de vendas precisa recuperar as informações do cliente, ela precisa passar por diversas fontes diferentes para obtê-las. Mas essa não é uma abordagem eficiente para um trabalho de vendas, em que há uma corrida contra o tempo.

É por isso que um sistema CRM para pequenas empresas une todos os dados do cliente em uma única plataforma. O foco é construir um forte relacionamento entre empresas e clientes.

Quais as vantagens de usar um CRM?

As principais vantagens que essa ferramenta proporciona para as empresas são:

  • diminui as despesas;
  • elimina o desperdício de tempo no atendimento aos possíveis clientes;
  • aumenta a produtividade;
  • possibilita a integração do trabalho entre os times;
  • ajuda a aumentar o faturamento.

Consegue acreditar que todas as empresas conseguirão ter esses benefícios ao implementar o CRM na operação? Segundo as últimas pesquisas realizadas, essa comprovação fica muito clara, e isso já acontece a um bom tempo.

Em pesquisa realizada pelo NIC.br, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br, no ano de 2007, o CRM já era usado por 48,39% das empresas brasileiras. O número era impressionante para a época, pois já ficava acima da utilização dos sistemas ERP, por exemplo, utilizado por apenas 30,06% das empresas ouvidas.

Já no relatório do Aberdeen Group, divulgado em 2016 a nível mundial, foi possível constatar que as empresas com um sistema de CRM bem integrado têm taxas de renovação 19% maiores em relação às que não possuem um CRM integrado.

Enquanto isso, a Hubspot divulgou números relacionados ao mercado nacional, comprovando que 61% dos distribuidores de vendas usam um CRM e 75% dos gerentes de venda dizem que usar um CRM ajuda a gerar e aumentar as vendas.

Como utilizar o CRM na prática?

Para empresas que precisam organizar os processos e fluxos de informação, utilizar o CRM é uma saída natural. Mas, mesmo com essa informação, muitos ainda se perguntam como utilizar a ferramenta de forma prática.

A verdade é que você pode usar as soluções presentes nessa ferramenta poderosa para cumprir diversas necessidades da organização, por exemplo:

  • acesso a informações e dados do cliente;
  • gerenciamento de contatos;
  • lembretes e agendamentos;
  • monitoramento de pipeline de vendas;
  • capacidade de rastrear interações;
  • análise de relatórios completos.

A qualidade do trabalho da semana foi melhor do que a anterior? Qual a porcentagem de contatos que os vendedores conseguiram se conectar? Tudo isso pode ser visto de forma automática, por meio da área de relatórios que cada CRM proporciona.

Pequenas empresas precisam de CRM?

Depois de entender de forma mais prática o que é e como utilizar o CRM dentro de uma operação de vendas da empresa, sempre surge o questionamento se essa é uma ferramenta necessária para o dia a dia de um negócio pequeno.

E é por esse motivo que existe uma série de dores e dificuldades que essas empresas enfrentam e que são facilmente solucionados com o uso do CRM. Confira os principais:

Entrada automatizada de dados

O CRM automatiza tarefas repetitivas, como gerar leads por meio de formulários de inscrição e enviar e-mails para receber retorno dos leads. Ou seja, ele não requer entrada manual de dados, o que economiza muito tempo na operação.

Manutenção de pipelines mais saudáveis

O CRM permite que você visualize todo o pipeline em andamento. Isso garante que priorize o que é importante e trabalhe de acordo com essa sequência.

Previsibilidade de receita

O CRM oferece uma visão clara de seus clientes, de forma sempre consistente. Isso permite realizar vendas no momento certo, com taxas de conversão que levarão as pequenas empresas ao próximo nível.

Entendendo os tipos de CRM para pequenas empresas do mercado

Para você que já entendeu a importância e as vantagens de implementar um CRM, também é importante conhecer as melhores opções do mercado. Elas são ideais para fazer mais com menos, elevando o nível de produtividade e ainda ajudando a enfrentar a falta de tempo existente na maioria das organizações.

Por isso, separamos 3 dicas para você escolher para sua empresa:

  1. Salesforce

O Salesforce é um dos maiores e mais populares fornecedores de CRM para pequenas empresas do mundo. Com uma série de diferenciais, ele faz toda a diferença para a otimização dos processos em qualquer modelo de negócio.

Com todas as informações do cliente apresentadas pelo CRM, todos os colaboradores da sua empresa podem fazer a gestão dos seus contatos de forma independente.

Isso oferece a abordagem prática necessária para estabelecer uma conexão com os clientes. Também permite que seu time de vendas crie itens de tarefas para que você e seus representantes possam se manter organizados durante o dia.

  1. Agendor

Desenvolvido para facilitar a vida dos times de vendas, a plataforma Agendor é um CRM para pequenas empresas que consegue criar e gerenciar todo o funil de vendas.

Um grande diferencial são as sugestões contextuais feitas pelo sistema, que ajudam seus vendedores a fecharem mais vendas.

  1. RD Station CRM

Lançado em 2018, depois que a empresa Resultados Digitais adquiriu a startup Plug, o RD Station CRM já é um dos CRMs de destaque no mercado.

A grande vantagem desse CRM é a facilidade e integração direta com o RD Station Marketing, principal ferramenta de automação de marketing utilizada no Brasil, e principal solução da Resultados Digitais.

Quais os caminhos até o uso de um CRM?

Ficou claro que um CRM para pequenas empresas eficaz ajuda você a fazer mais com menos? Ele automatiza as tarefas realizadas repetidamente para que os vendedores se concentrem mais nas conversões de vendas, gastando menos tempo no processo.

Mas, para utilizar uma das opções do mercado dentro da sua empresa, é importante contar com a ajuda de alguma empresa especializada, principalmente considerando a integração com outros sistemas e plataformas, incluindo os sistemas internos da empresa.

Possuir as informações certas será essencial para ter sucesso em todo o processo de implementação do CRM para pequenas empresas.

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