8 vantagens de integrar um CRM a sua estratégia de marketing

Muito se fala sobre importância de um CRM para os setores de vendas e de atendimento ao cliente de uma empresa. Isso é totalmente compreensível, afinal, essa valiosa ferramenta pode apresentar funcionalidades imprescindíveis, que contribuem para o crescimento de negócios.

Mas como o uso de um CRM influencia diretamente nas ações de marketing de uma empresa? Para responder a essa pergunta, preparamos esse artigo. Com ele, você conseguirá conhecer as 8 principais vantagens de se integrar esse tipo de solução a estratégias de marketing e comunicação. Confira!

1.   Permite entregar aquilo que os clientes esperam

O que um consumidor deseja receber de uma empresa? Provavelmente, existem inúmeras respostas para isso. Afinal, as expectativas podem variar de acordo com o valor investido no produto, contexto da compra, grau de relacionamento com a marca, dentre outros fatores.

Mas existem algumas coisas que são imprescindíveis para o consumidor atual, como:

  • atendimento eficiente;
  • atendimento acessível. Ou seja, quanto mais opções de canais, melhor;
  • valorização da sua opinião e feedback.

Esses três itens são básicos, mas, caso uma marca deixe de praticá-los, as chances de seus clientes ficarem insatisfeitos são maiores.

O uso de um CRM aliado a boas práticas de relacionamento com o consumidor consegue entregar aquilo que o cliente espera, ou seja, um atendimento capaz de resolver o seu problema.

2. Visão integrada do time de vendas e de atendimento ao cliente

Uma boa estratégia de marketing não anda sozinha. Seja para fortalecer uma marca ou promover um produto, se a intenção é alcançar resultados positivos para esse departamento, é imprescindível que as equipes de vendas e de atendimento ao consumidor estejam alinhadas ao planejamento de comunicação da empresa.

Um software de CRM se torna importante nesse sentido, pois ele permite que o time de marketing tenha acesso às estratégias da área comercial e de relacionamento com o cliente.

Na plataforma Salesforce, por exemplo, é possível configurar um dashboard que dá uma visão 360 de todo tipo de contato estabelecido entre empresa e cliente, seja por meio do Service Cloud (ferramenta de CRM voltada para atendimento ao cliente) ou do Sales Cloud (ferramenta de CRM voltada para vendas).

Esse tipo de integração permite que os profissionais de comunicação identifiquem quais ações precisam ser tomadas para facilitar o funcionamento de cada um desses setores.

3. Análise inteligente de dados

Além de uma visão amplificada do relacionamento entre uma marca e seus consumidores, a partir de um bom CRM, também é possível obter dados importantes sobre negócios e clientes.

A maioria dessas ferramentas permite extrair relatórios com dados úteis sobre consumidores e leads. Porém, plataformas mais robustas, como a Hubspot e a Salesforce, vão além e são capazes de entregar relatórios mais detalhados, com cruzamentos de informações comerciais e de serviço ao cliente.

Na prática, isso faz diferença para uma boa estratégia de crescimento de negócios. Por exemplo, o time de marketing pode relacionar dados dos leads e de jornadas de compra com os relatórios de chamados dos atuais clientes da empresa. A partir disso, é possível obter informações sobre quem é o público da marca e como ele costuma se comportar antes e depois de se tornar um cliente.

4. Ajuda a adaptar estratégias

Já que falamos sobre a análise inteligente de dados, vale também lembrar que essa prática é passo importante para realizar algo comum e constantemente necessário para o sucesso de uma empresa: a adaptação de estratégias.

Vamos entender esse benefício com uma situação hipotética:

Suponhamos que uma empresa varejista notou um aumento considerável de reclamações de clientes sobre um produto recentemente lançado. Ao mapear as principais razões do ocorrido, essa empresa percebeu que o problema não estava no produto em si, mas na falta de compreensão sobre os seus reais benefícios.

Ao notar esse problema, o time de marketing pode resolvê-lo, criando mensagens mais claras e alinhadas às expectativas do seu público, ou, até mesmo, trabalhando no processo de educação do cliente.

A mesma lógica se aplica a diversas outras situações. A partir de constantes acompanhamentos e análises dos dados fornecidos por um CRM, é possível realizar mudanças e implementar melhorias.

5. Contribui para transformação digital

A transformação digital é um processo que as empresas vêm adotando para otimizarem seus processos e resultados, aumentarem seu desempenho e se tornarem mais ágeis e eficientes por meio de tecnologia e inovação.

O uso de CRM contribui para esse propósito, pois essa ferramenta ajuda a eliminar tarefas manuais, aumentando a produtividade e promovendo o uso inteligente das informações coletadas sobre os clientes.

Além disso, bons softwares de CRM oferecem a possibilidade de integração com diversas outras plataformas, o que ajuda na criação de estratégias de relacionamento mais sólidas e eficientes.

6. Permite comunicação apropriada e consistente

Vamos relembrar uma funcionalidade de um CRM: essa plataforma consegue reunir dados importantes sobre clientes, tais como cargo, empresa atual, informações de contato, histórico de tickets abertos e mais uma vasta lista de dados valiosos.

São informações como essas que permitirão que o time comercial ou de sucesso do cliente escolha qual é a melhor forma de realizar um contato com o seu público. Seja utilizando a eficiência de uma mensagem automática ou personalizando um atendimento.

Com a mesma lógica, esses mesmos dados fornecidos por um CRM podem ajudar o time de marketing a escolher a melhor maneira de se relacionar com os leads e clientes da empresa.

Vamos entender de forma prática.

Se uma pessoa chegou até o seu site após mandar uma mensagem para a equipe de atendimento, querendo tirar uma dúvida sobre um produto, a sua estratégia de e-mail marketing pode incluir artigos que continuarão ajudando esse lead.

Ou seja, saber quais mensagens e ações funcionam melhor, mediante comportamentos anteriores do seu público, é um excelente caminho que você pode seguir para assegurar uma comunicação mais apropriada e consistente.

7. Ajuda no processo de automação em marketing

Essa, certamente, é uma das razões que mais fazem os olhos dos profissionais de comunicação brilharem. Afinal, a automação em marketing tem sido um grande trunfo para empresas que querem a atrair e conquistar clientes de forma mais eficiente.

A boa notícia é que um bom CRM consegue ajudar nesse processo, pois os dados fornecidos por esses softwares desempenham um importante papel na hora do time de marketing qualificar um lead ou montar uma campanha inbound, por exemplo.

Vale lembrar que, a partir de uma boa base de informações montada em uma plataforma de CRM, é possível identificar quais contatos ou leads estão mais propensos a fecharem um negócio e se tornarem clientes.

Além disso, alguns players do mercado conseguem oferecer soluções integradas entre um CRM e uma ferramenta de automação em marketing. A Salesforce, por exemplo, permite a integração entre Sales Cloud e Marketing Cloud. Com esses dois produtos trabalhando juntos, é possível criar uma jornada inbound alinhada às estratégias de vendas.

Outra forma de contribuição para o processo de automação é a funcionalidade que alguns CRMs oferecem de centralizar e categorizar todas as mensagens dos clientes, não importa por onde elas venham.

Algumas plataformas, por exemplo, possibilitam que mensagens enviadas a partir de mídias sociais sejam transformadas em tickets que podem ser respondidos diretamente desses softwares, sem a necessidade de utilizar as plataformas oficiais dessas redes.

8. Aumenta a consciência de marca

O uso correto e estratégico de um CRM contribui para a visibilidade de uma marca. E isso acontece por duas razões principais:

  • por meio de um CRM, é possível trabalhar constantemente em estratégias comerciais e criar boas jornadas de compras, o que faz com que o público de uma marca conheça os seus produtos e serviços da melhor maneira possível.
  • também por meio dessa ferramenta, é possível oferecer um bom serviço de atendimento ao consumidor, que seja capaz de atender às suas necessidades e desejos.

O time de marketing pode utilizar essas duas grandes vantagens para amplificar o brand awareness de uma empresa, utilizando-as como elemento persuasivo em sua comunicação para atrair novos leads e clientes. Certamente, é uma boa maneira de tornar uma marca memorável.

Então, agora você já aprendeu como um CRM pode ser importante para a sua estratégia de marketing? Que tal aprender a identificar  o momento certo para implementar um em sua empresa?

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