Case Supergasbras: como a integração de sistemas une estrategicamente diversas frentes de um negócio

Em um mundo digital, onde quase tudo é dinâmico e instantâneo, é imprescindível que uma marca consiga oferecer a melhor experiência de compra possível para os seus clientes.

Pensando em ir além do tradicional pedido de gás por telefone, a Supergasbras nos procurou para desenvolver um aplicativo que permitisse que a realização de pedidos com apenas alguns toques, de forma simples e ágil.

Mas, oferecer uma excelente experiência de compra para o cliente, na maioria das vezes, requer um trabalho minucioso e estratégico.

Por trás da experiência final do cliente Supergasbras, havia um grande desafio: criar e integrar sistemas que permitissem que tanto os parceiros revendedores quanto o time de gestão conseguissem realizar de forma eficiente o processo de entrega.

Com este estudo de caso, você conhecerá  a solução apresentada pela DTM para Supergasbras e entenderá:

  • como criamos uma estrutura de integração de sistemas capaz de atender à cadeia logística de uma das maiores produtoras de gás do país;
  • como o Heroku permite que se desenvolva e administre sistemas complexos e com alto volume de dados, diretamente na nuvem;
  • como o uso correto da integração de sistemas e de API’s são importantes para o desenvolvimento de diversos tipos de projetos.

O desafio

A Supergasbras é uma das maiores distribuidoras de gás LP do Brasil. Desde famílias a grandes indústrias, a marca oferece produtos que atendem residências, pequenos comércios, fábricas e outros estabelecimentos que necessitam de gás como fonte de energia.

Com uma produção anual superior a 1,6 milhão de toneladas de gás LP, atualmente a companhia possui mais de 11 mil pontos de vendas espalhados pelo país, atendendo a mais de 10 milhões de consumidores domiciliares e 50 mil clientes industriais e comerciais.

Com tantos números positivos, alguns desafios encontrados pela Supergasbras eram:

  • melhorar a experiência de compra de seus clientes, assegurando que o produto fosse entregue de forma ágil;
  • criar uma estrutura que permitisse que as bases de distribuição , bem como os revendedores espalhados por todo o Brasil, fossem capazes de atender aos milhões de clientes da marca.

Como resolvemos

O papel da DTM nesse projeto foi de oferecer soluções que fossem capazes de solucionar os desafios da Supergasbras. Com isso, criamos três aplicações integradas entre si: aplicativo, sistema de revenda e uma central administrativa. Conheça e entenda melhor o funcionamento de cada uma delas.

Aplicativo

O aplicativo desenvolvido para a Supergasbras permite que qualquer pessoa, localizada dentro da área de cobertura operacional da empresa, possa pedir o gás de cozinha com apenas alguns cliques.

Embora o aplicativo oferecesse simplicidade para o cliente, existia o desafio de simplificar também o processo de vendas. Afinal, a Supergasbras conta com mais de 11 mil parceiros revendedores espalhados pelo Brasil. Como garantir, então, que cada cliente fosse redirecionado para um distribuidor apto a atendê-lo rapidamente?

Sistema de revenda

Para resolver esse problema, a DTM criou um sistema de revenda capaz de processar todos os pedidos e redirecionar cada um deles para o revendedor ideal.

Essa aplicação online, que dispensa qualquer tipo de instalação, é integrada a um sistema de gestão de território que garante a distribuição estratégica dos revendedores, respeitando o mapa de atuação de cada um deles.

Todos os parceiros distribuidores possuem acesso a esse sistema, otimizando atendimento às dezenas de cidades atendidas pela Supergasbras.

Central administrativa

Uma vez que o aplicativo e o sistema de revenda estavam integrados, a nossa missão era garantir que a Supergasbras pudesse administrar, de forma eficiente, todas as vendas. Por isso, desenvolvemos uma nova aplicação com funções administrativas.

A central administrativa permite que o time da Super gerencie de maneira estratégica toda a distribuição logística da empresa e consiga obter dados relevantes para analisar estatísticas de pedidos de clientes, além de melhorar o controle das suas áreas de atendimento.

Além disso, para potencializar a eficiência desse sistema de gestão, integramos a ela uma API de comunicação por voz que liga para o revendedor, caso o tempo de espera do cliente ultrapasse o convencional.

Uma maneira eficiente de gerenciar o grande número de pontos de vendas e garantir a qualidade do atendimento ao consumidor final.

Heroku, API e integração de sistemas: saiba como cada uma dessas soluções funcionou neste projeto

Heroku

O Heroku é um tipo de PaaS (platform as a service ou, em português, plataforma como serviço) que permite que outras aplicações sejam criadas e gerenciadas por meio dele. Tudo isso feito de forma fluída e escalável, já que estamos falando de uma solução em cloud capaz de suportar diversas tecnologias.

Por meio dessa plataforma, foi possível desenvolver e integrar as três aplicações para a Supergasbras. O ponto positivo é que todas elas, graças ao Heroku, processam as informações em milésimos de segundos, independentemente do fluxo de pedidos.

Integração de sistemas e API’s

O sucesso desse projeto se deve, principalmente, à forma como as aplicações estão estrategicamente interligadas. Graças à integração de sistemas e ao uso inteligente de API’s, é possível que as aplicações trabalhem funcionalmente aliadas, de forma automatizada.

Vale ressaltar que a estrutura de pedidos desenvolvida pode ser integrada a outros tipos de sistemas e projetos, podendo ser adaptadas de acordo com as necessidades de cada demanda.

Se a sua empresa também precisa de uma solução que seja capaz de integrar estrategicamente as diversas frentes do seu negócio, entre em contato conosco e tenha à sua disposição a equipe responsável pelo case de sucesso da Supergasbras.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo

© 2019 – Blog DTM Tec

Criado pela Kamus