Como a DTM e a Ipontual construíram uma solução facilitadora para marcação de ponto

Fundada em 2013, a Ipontual foi criada com o intuito de ajudar empregadores domésticos a controlarem o registro de pontos de seus funcionários e, assim, formalizarem as suas relações de trabalho de acordo com as novas exigências trabalhistas.

O papel da DTM nesse projeto foi criar um sistema de gestão que permitisse que o tradicional controle de ponto — até então feito pelas empresas por meio de papel ou eletronicamente — se tornasse acessível para o contratante doméstico.

Com este estudo de caso, você poderá conhecer a solução apresentada pela DTM e entender como as tecnologias utilizadas podem ser aplicadas em outros projetos.

Conheça o sistema da Ipontual

A solução apresentada ao nosso cliente foi um sistema capaz de registrar horários de saída e entrada do funcionário, além de relatórios para controle e gestão da rotina de trabalho do colaborador.

O sucesso do projeto se deve à facilidade oferecida tanto para o empregado quanto para o empregador, uma vez que a marcação de ponto pode ser realizada via SMS, chamada de voz ou acesso web. Entenda melhor como cada parte do sistema funciona.

Aplicação web

Desenvolvemos um sistema na nuvem que cadastra e armazena todos os registros realizados pelo funcionário, incluindo as faltas, caso elas aconteçam. Além disso, o próprio sistema gera relatórios que podem ser enviados ao e-mail do empregador e são armazenados na nuvem por até seis anos.

Integração PABX e SMS

Além da aplicação web, foram desenvolvidas API’s para integrar o sistema aos programas de PABX e disparo de SMS. Por meio de ligações telefônicas, envios de mensagens de texto ou acesso pelo site, o empregado pode marcar entrada, intervalos e saída do trabalho.

Assim que a aplicação foi lançada, pequenas empresas também começaram a utilizar o sistema se beneficiando de um serviço prático e barato, que dispensa o antigo relógio de ponto.

estrutura-case-ipontual-heroku-e-pbax

Entenda mais sobre as tecnologias utilizadas no projeto

O Heroku foi o grande orquestrador da solução implementada pela DTM. Por meio dele, foi possível desenvolver a aplicação do zero e customizá-la conforme as necessidades do projeto.

A DTM sempre ressalta a importância de se trabalhar com soluções de ponta, como o Heroku, por se tratar de uma plataforma que permite a implementação e desenvolvimento de aplicações, sem a necessidade de se preocupar com a infraestrutura.

Com uma preocupação a menos, a nossa equipe pôde concentrar esforços para desenvolver a aplicação com a possibilidade de escolher entre as melhores tecnologias do mercado, já que o Heroku suporta diversas linguagens de programação.

Além disso, a tecnologia em cloud da plataforma da Ipontual permite que todos os dados sejam armazenados de forma segura e escalável, independentemente do número de dados, é sempre possível adaptar a armazenagem e capacidade de processamento consoantes às necessidades do projeto.

Quer contar com as soluções da DTM em seu negócio? Entre em contato com nossa equipe de consultores.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo

© 2019 – Blog DTM Tec

Criado pela Kamus